Winnicott e-Prints

| Reviews

Visit the new site of Winnicott e-Prints    (now at the SEER Open Journal System)

Access all previous editions of Winnicott e-Prints

Fundada em 2002 pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas da PUCSP (GrupoFPP) e pelo Centro Winnicott de São Paulo (CWSP), valendo-se ainda do apoio do Centro de Lógica (CLE) da Unicamp, a revista eletrônica Winnicott e-Prints tinha por objetivo inicial levar ao público a produção dos membros e colaboradores dos dois grupos fundadores, os quais vinham desenvolvendo, na sua maioria, trabalhos relacionados ao paradigma winnicottiano da psicanálise. Definida como publicação eletrônica de preprints, a 1ª série de Winnicott e-Prints editava textos que passavam por um parecerista escolhido entre os membros do seu Conselho Editorial, ou apontado ad hoc, mas que, refeitos ou não, poderiam ser posteriormente publicados, de forma definitiva, em um outro veículo. Pensava-se mais, portanto, na divulgação de resultados ainda preliminares de projetos em andamento, elaborados de acordo com a linha de pesquisa do GrupoFPP (fundado em 1995), do que na publicação de resultados considerados definitivos.

O lançamento da 2ª série da revista Winnicott e-Prints, a partir de 2006, é uma decorrência natural da importância adquirida pela primeira. Ficou evidente, nessa ocasião, a necessidade de abrir Winnicott e-Prints para a comunidade de estudiosos da obra de Winnicott do Brasil e mesmo do exterior. Com efeito, a produção brasileira sobre Winnicott passou a crescer de modo exponencial, destacando-se, no âmbito da comunidade psicanalítica brasileira, tanto pela qualidade como pela quantidade de trabalhos, pois, à produção de pesquisadores consagrados, soma-se hoje a dos jovens estudiosos formados seja pelos cursos de pós-graduação, seja por diversos grupos de psicanalistas winnicottianos. Esse desenvolvimento refletiu-se em uma série de eventos nacionais, com significativa participação internacional, promovidos, desde os anos 1990, por várias entidades, entre elas o GrupoFPP. As realizações desse grupo, em particular a série de colóquios Winnicott, organizados anualmente na PUCSP, tornaram-se referência nacional, contando com o apoio de diferentes órgãos da Unicamp, de instituições estatais e federais de fomento à pesquisa e, mais recentemente, da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW), fundada em 2005.

Diante desse quadro, que revelou uma demanda crescente por novos espaços de publicação de trabalhos na área de estudos winnicottianos, o GrupoFPP e a Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana decidiram iniciar, com a colaboração do CLE, uma segunda série de Winnicott e-Prints, desta vez com todas as características de uma revista eletrônica de pleno direito: periodicidade regular, consulta a dois pareceristas aplicando o sistema de avaliação duplo-cego, conselho editorial ampliado e internacionalizado, normatização dos textos etc. Os objetivos da publicação foram modificados de acordo com essa nova proposta, aceitando-se trabalhos não apenas sobre Winnicott, mas sobre a psicanálise em geral, submetidos por todos os que, no Brasil e no exterior, desejam contribuir para essa área de estudos. De órgão de um grupo de pesquisa local, Winnicott e-Prints passa a ser uma revista de caráter internacional na área de psicanálise, centrada em Winnicott, mas desvinculada de qualquer linha de pesquisa particular, editada segundo normas acadêmicas vigentes, relativas à padronização e à qualidade, e em diferentes línguas da cultura ocidental: português, inglês, francês, alemão e espanhol.

Para conduzir os trabalhos editoriais dessa nova Winnicott e-Prints, contamos com a colaboração de dois editores adjuntos, Ariadne Alvarenga Rezende Engelberg de Moraes e Conceição Serralha, destacadas representantes da nova geração de pesquisadores brasileiros sobre Winnicott. 

Elsa Oliveira Dias
Editora Científica 
Zeljko Loparic
Fundador